Prodígio carioca de 19 anos subirá quatro posições na próxima atualização da lista da entidade que comanda o circuito mundial; jovem só ficará atrás de Gustavo Kuerten e Thomaz Bellucci
Mesmo eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, João Fonseca vai ser número 24 do mundo, atingindo assim o seu melhor posto na carreira e o terceiro melhor do Brasil na história do ranking de simples da ATP. Na atualização feita na próxima segunda-feira, o carioca de 19 anos, que somou 50 pontos na capital francesa, terá 1.665 pontos e subirá quatro posições em relação à lista divulgada no início desta semana.
Na relação histórica de melhores rankings de homens brasileiros em simples, João só ficará atrás de Gustavo Kuerten, que virou número 1 no fim de 2000. E de Thomaz Bellucci, o 21º da ATP, em julho de 2010. Com a 24ª posição, Fonseca igualou a marca de Thomaz Koch, em 1974, e superou o 25º lugar de Fernando Meligeni, em 1999.
Por conta de uma lombalgia, João não vai mais disputar torneios em 2025. Como a temporada acaba na semana que vem, com exceção do ATP Finals, que reunirá apenas os oito melhores do ranking, Fonseca só estará ausente no ATP 250 de Atenas. A tendência é que o brasileiro encerre o ano entre a 24ª e a 30ª colocações.